PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


Para Piaget, no período sensório-motor ocorre o nascimento da inteligência da criança. Nesse estágio, a inteligência da criança está relacionada com as percepções (sensório) e com a ação/deslocamento de seu próprio corpo (motor). Por isso esse período é denominado por Piaget de estágio sensório-motor. De acordo com Piaget, no início do estágio sensório, a criança ainda não possui a representação mental dos objetos. Sobre o conceito de representação mental dos objetos, analise as assertivas a seguir:

 

I – A representação mental dos objetos se desenvolve quando as respostas motoras automáticas da criança vão se transformando em esquemas de ação.

 

II - A representação mental dos objetos, neste período de desenvolvimento, está intimamente relacionada a capacidade da criança em perceber que os objetos continuam a existir, mesmo quando eles não podem ser vistos, ouvidos ou tocados por ela.

 

III -  A ausência de permanência do objeto contribui para que a criança não tenha ainda definida uma noção de eu no início do período sensório-motor.

 

É correto o que se afirma em:


I, II e III, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


I e II, apenas.


I, apenas.

Para Piaget, o desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança está organizado em estágios de desenvolvimento cognitivo. O quarto e último estágio descrito por Piaget é denominado de estágio operatório formal. Esse estágio se inicia por volta dos 12 anos de idade aproximadamente e é caracterizado pelo desenvolvimento do pensamento hipotético-dedutivo e lógico-matemático. Sobre o estágio operatório-formal, analise as assertivas:

 

I – Nesse estágio, o indivíduo desenvolve a capacidade de compreender conceitos abstratos e refletir sobre a realidade de forma crítica.

 

II – Nesse período, o adolescente torna-se capaz de pensar sobre o próprio pensamento.

 

III – Esse estágio se caracteriza pelo raciocínio indutivo e pela superação da irreversibilidade do pensamento.

 

 

É correto o que se afirma em:


II, apenas.


I e II, apenas.


III, apenas.


I e III, apenas.


 I, apenas.

Os primeiros estudos que visavam compreender a inteligência se basearam na perspectiva inatista-maturacionista do desenvolvimento humano. Um dos principais estudiosos dessa abordagem foi o francês Alfred Binet, pesquisador que buscava uma maneira de medir a inteligência dos indivíduos por meio de testes padronizados. Sobre o entendimento de Binet sobre a hereditariedade da inteligência e sobre os testes de QI (quociente de inteligência), analise as assertivas a seguir e marque com V de verdadeiro e F de falso.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:

(   ) Para Binet, a inteligência estaria relacionada com a hereditariedade e com a maturação.

(    ) A inteligência se refere à capacidade de relacionar, raciocinar, compreender ideias. Para Binet, tais capacidades são determinadas biologicamente, e não podem ser aprendidas.

(   ) A inteligência é dependente das experiências que o sujeito vivencia ao longo da vida.

(   ) A inteligência é inata, mas as aptidões são desenvolvidas.

 A alternativa que melhor representa a sequência correta é:


F – F – V – V


V – V – F – F


F – V – F – V


V – V – F – V


V – F – F – F

Frederic Skinner foi um dos principais desenvolvedores da Análise do Comportamento (Abordagem Comportamental ou Behaviorismo). Esse autor criou a teoria do comportamento operante. Skinner compreende que o sujeito age sobre o ambiente e, ao se comportar, provoca alterações no meio. Essas alterações, por sua vez, modificam a maneira como o sujeito se comporta. Esse comportamento que gera consequências e que é modificado por elas é denominado por Skinner de comportamento operante. O comportamento operante é aquele que opera no meio produzindo consequências e sendo afetado por elas. Sobre a teoria do comportamento operante (condicionamento operante), analise as assertivas a seguir.

 

I - Os eventos que seguem a resposta, ou seja, as consequências do comportamento, afetam a probabilidade de esse comportamento ocorrer novamente.

 

II - Quando o comportamento é seguido de uma consequência satisfatória, o sujeito tende a não repetir esse comportamento no futuro.

 

III - As consequências negativas, chamadas de aversivas, diminuem a frequência do comportamento.

 

IV – Todos os comportamentos operantes são aprendidos por modelagem, processo esse também denominado de aprendizagem por aproximações sucessivas.

É correto o que se afirma em:


I, II, e III, apenas.


I e II, apenas.


II e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.


I, III, apenas.

Os períodos de desenvolvimento do ciclo vital estão relacionados à cultura e à  sociedade nas quais o indivíduo está inserido. Até pouco tempo atrás, a velhice era considerada apenas um momento de declínio das capacidades físicas e mentais do indivíduo. Hoje, denomina-se essa fase como terceira idade e a velhice é entendida de forma relativamente diferente. No que se refere ao período da velhice, analise as assertivas a seguir.

 

I – A velhice também é vista, atualmente, como um período de vitalidade e saúde.

 

II – A velhice é um período de improdutividade, sendo vivenciada sempre de forma negativa.

 

III – O declínio cognitivo, que antes caracterizava a velhice, pode ser evitado se as atividades cotidianas e a rede de relações sociais do sujeito forem estimulantes.

 

É correto o que se afirma em:


I e II, apenas.


II, apenas.


I e III, apenas.


I, apenas.


III, apenas.

As condições históricas presentes no contexto em que o indivíduo vive possibilitam que certa atividade torne-se atividade-guia em um dado período de desenvolvimento. Os limites para a passagem de um estágio de desenvolvimento para outro não dependem da idade da criança, mas das condições sócio-históricas presentes na vida do indivíduo. Para Vigotski (1996), a transição de uma etapa de desenvolvimento para outra pode ser marcada por crises. Em relação às crises que podem marcar a transição de um período de desenvolvimento para o outro, analise as assertivas a seguir.

 

I – No período de mudança de uma fase de desenvolvimento para outra, mudam as necessidades e os motivos que impulsionam o comportamento da criança.

 

II – As crises ocorrem, porque, no momento da passagem de um estágio para outro, a criança está reestruturando suas vivências, modificando sua relação com o mundo.

 

III – Para Vigotski, o período de transição de um estágio para o outro não é marcado por crises.

 

IV – As crises do desenvolvimento geram intenso conflito e necessitam sempre de intervenção psicoterapêutica.

 

É correto o que se afirma em:


IV, apenas.


III, apenas.


I e II, apenas.


I, apenas.


I e IV, apenas.

Muitas ciências, ao longo da história, buscaram esclarecer como se dá o processo de formação humana. Buscaram analisar como nos tornamos humanos, ou seja, o que nos caracteriza enquanto seres humanos. Entende-se que a história da formação humana é uma história de práticas sociais que pode ser analisada a partir de três parâmetros, ou três dimensões inter-relacionadas: a filogenética, a cultural e a ontogenética. Sobre a dimensão filogenética da formação humana, analise as assertivas a seguir e assinale a que melhor define essa dimensão: 


Filogênese diz respeito à história da evolução humana enquanto espécie.


Filogênese é a história de desenvolvimento individual de cada pessoa.


Filogênese é o estudo da história das ciências.


Filogênese é o estudo da complexidade funcional de nosso cérebro.


Filogênese diz respeito ao processo de humanização do homem.

Entende-se que o homem aprende a ser homem, porque, para se humanizar, ele precisa ainda adquirir os conhecimentos e as práticas sociais criadas pela humanidade ao longo da história. Ele precisa se apropriar dos instrumentos e dos signos sociais. Esse processo somente ocorre com a mediação social. Isso porque o significado de um instrumento não está dado no próprio objeto, mas na prática social, no saber partilhado entre os homens. Tendo em vista essa afirmação, indique a resposta que melhor descreve o que aconteceria se uma criança que nunca tivesse tido contato com determinado objeto, como um computador, por exemplo, encontrasse com esse instrumento por acaso.


Ela seria capaz de utilizá-lo, já que ela é um indivíduo pertencente à espécie humana.


Ela só saberia como utilizá-lo se alguém a ensinasse, ou se ela observasse alguém fazendo uso desse objeto.


Ela aprenderia a utilizar esse objeto a partir da observação de suas características físicas.


Mesmo observando alguém utilizando esse objeto, ela não saberia como utilizá-lo.


Ela não teria interesse ou curiosidade de utilizar esse objeto.

Ao longo da história, diversos pensadores buscaram elaborar respostas para as questões filosóficas fundamentais: Quem somos nós? Como nos desenvolvemos? Esses estudos deram origem a diferentes maneiras de se pensar o homem, a sociedade e a realidade. Cada uma dessas teorias possui uma maneira particular de compreender a natureza humana. A Psicologia é uma das ciências que se desenvolveu ao longo da história e que busca compreender a formação humana. A respeito do estado atual de desenvolvimento da Psicologia, analise as asserções a seguir:

 I.          Atualmente, seria mais correto afirmar que existem diferentes psicologias, ou Ciências Psicológicas, e não uma Psicologia.

PORQUE

II.          A Psicologia contemporânea é composta por diferentes linhas teóricas, que estudam diversos objetos, como a percepção, o inconsciente, o comportamento humano observável.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


As asserções I e II são proposições falsas

A primeira metade do século XX foi marcada por um amplo desenvolvimento da Psicologia. Diversos sistemas psicológicos se constituíram desde então, a partir de diferentes perspectivas epistemológicas e metodológicas. Nesse percurso, o Estruturalismo, o Funcionalismo, o Associacionismo, o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise se desenvolveram e se tornaram perspectivas tradicionais em Psicologia. Cada uma dessas linhas teóricas se caracteriza por seus conteúdos específicos, objetos de estudo e métodos específicos empregados para compreender os fenômenos.

 

FIGUEIREDO L. C.; SANTI, P. L. Psicologia uma (nova) introdução: Uma visão histórica da Psicologia como ciência. 3. ed. São Paulo: EDUC, 2002 (adaptado).

 

Considerando as diversas vertentes teóricas da Psicologia, analise as assertivas a seguir:

I.          A Psicologia da Gestalt estuda a percepção humana. Compreende que o homem deve ser estudado em sua totalidade.

II.          A Psicanálise tinha como pressuposto básico a natureza objetiva do ser humano. Buscava compreender o comportamento humano observável.

III.          O Behaviorismo entende que o objeto de estudo da Psicologia deve ser observável e mensurável. Assim, propõe o estudo do inconsciente.

IV.          Não existem outras vertentes teóricas dentro da Psicologia, além do Estruturalismo, do Funcionalismo, do Associacionismo, do Behaviorismo, da Gestalt e da Psicanálise.

 

É correto o que se afirma em:


I e IV, apenas.


I, apenas.


III e IV, apenas.


IV, apenas.


II, apenas.